Plantão Psicológico


O plantão psicológico é uma modalidade de atendimento que surgiu por volta de 1969, no Serviço de Aconselhamento Psicológico do Instituto de Psicologia da USP. Seu nascimento ocorreu visando atender à comunidade e devido à importância de se pensar em uma maneira de atendimento diferente daquelas até então conhecidas: psicodiagnóstico ou a psicoterapia.

A ideia é atender a pessoa que sinta necessidade naquele momento sem precisar ficar na fila de espera. O plantão possui características que o distinguem dos outros tipos de atendimento. Os encontros devem encerrar-se em si mesmos e poderão acontecer no máximo quatro vezes.

Nestes encontros, plantonista e cliente caminharão no sentido de descobrir o que levou o cliente a buscar ajuda, de maneira que fique minimamente claro o motivo da inquietação que o levou a buscar o plantão. Não há pretensão de substituir a psicoterapia, tampouco de "preparar" o cliente para ela (a menos que se faça necessário e o cliente veja esta necessidade em conjunto com o plantonista e o supervisor).

Nestas sessões o objetivo ideal é o acontecimento de um "encontro humano", do qual ambos saiam conscientes desse processo de acolhimento e apoio emocionais. O cliente poderá sair com maior clareza do problema que o aflige e do que deseja fazer com ele, e até mesmo escolher se deseja ou não fazer algo a respeito. Cabe ao plantonista a tarefa de aceitar a possibilidade de permitir que o cliente decida seguir seu caminho a qualquer momento.

Data e Horário: é só ligar e marcar (11) 3208-3903
Valor: R$ 200,00
Profissional: Psicóloga Vera Melo (atendimento Coopercasa)